Rua Minas Gerais, 2061 - Edifício Day Saúde – Sala 501 - Cascavel - PR

Invisalign x Aparelho dentário fixo: qual é o ideal para você?



Quem não sonha em ter um belo sorriso alinhado? Com raras exceções, isso é completamente possível, por meio do conhecimento do dentista sobre as tecnologias ortodônticas que permitem os ajustes dos dentes. Entretanto, a escolha do melhor tipo de tratamento e aparelho costuma gerar dúvidas nos pacientes. Aparelho dentário fixo ou Invisalign? Como saber qual é a melhor opção?

 

Confira a seguir as principais diferenças e vantagens de cada um deles e descubra qual é a melhor opção para você.

Aparelho dentário fixo

O aparelho fixo é talvez o modelo de correção ortodôntica mais utilizado atualmente. Ele consiste em bráquetes e fios de metal que são afixados nos dentes e conduzem a movimentação desses para um correto alinhamento.

 

Invisalign

Também é chamado de aparelho invisível, por ser muito discreto e praticamente imperceptível no uso. O Invisalign é parte de um tratamento com placas transparentes, feitas sob medida, sequenciais e removíveis. Cada placa movimenta um pouco o dente da arcada e, após alguns dias, é substituída por outra.

 

Diferenças e vantagens

Mobilidade

Nesse quesito, o Invisalign ganha a passos largos, afinal o aparelho fixo não possui nenhuma mobilidade, enquanto o invisível pode ser retirado pelo próprio usuário, quando quiser. Esse é um ponto muito vantajoso para o Invisalign.

 

Discrição e Conforto

Em relação à discrição durante o uso, o Invisalign também sai na frente. Por ser completamente transparente e feito sob medida, o seu uso é quase imperceptível, enquanto o aparelho fixo chama bastante atenção durante o tratamento, já que é colado na face frontal dos dentes. Sem contar as pontas e fios que, no fixo, podem machucar e desanimar o paciente. Já no removível é bem mais liso e até raro alguém conseguir se ferir com ele.

 

Tempo de tratamento

O tempo de tratamento é um quesito que varia bastante dependendo de cada caso clínico e também da colaboração do paciente. Nesse quesito, o conhecimento do dentista é a parte mais importante mas, estudos mostram que, para profissionais de alto nível técnico e científico, o tempo de tratamento com o Invisalign é, em média 5,6 meses menor do que o fixo..

 

Higiene

Os aparelhos fixos são excelentes para reter restos alimentares, portanto devem ser higienizados cuidadosamente. Em relação ao Invisalign, isso é mais fácil, já que é possível retirá-lo para fazer as refeições, evitando que restos alimentares grudem no aparelho. Além disso, a forma do aparelho fixo dificulta a limpeza, que pede muita atenção e até utensílios especiais, já para o modelo invisível, basta realizar uma escovação normal.

 

Indicação

Para bons profissionais, tanto faz usar o fixo ou o invisalign mas, para quem não domina uma técnica é melhor nem pensar em indicá lá. Para saber mais informações para o seu caso, é necessário realizar uma consulta com um dentista com conhecimento e segurança nessa técnica específica.

 

Custo

Isso também é algo que varia bastante em relação ao caso clínico e tempo de duração do tratamento, contudo a probabilidade do custo do procedimento por Invisalign ser mais caro que o aparelho fixo é muito grande. Em casos mais simples, o custo pode até ser menor, mas, como o mais comum é indicar o tratamento por aparelho invisível totalmente personalizado para cada paciente, isso eleva o custo total do procedimento. Sem contar que só Invisalign tem o sistema Smartforce, o Smartstage e usa o material Smartrack e como estão patenteados, dão exclusividade nos recursos que o dentista vai usar em cada paciente.

 

Como vimos, existem muitas vantagens do tratamento por Invisalign, que apresenta um formato mais confortável e discreto para conquistar um sorriso perfeito. Contudo, esse tratamento é mais caro e nem sempre é viável, dependendo do caso clínico. No fim das contas, o mais indicado é que você consulte um profissional especializado, para que ele lhe ajude a decidir a melhor opção para o seu caso.

 

Agora você já sabe as diferenças entre aparelho dentário e Invisalign, mas será que você realmente precisa desse tipo de tratamento? Descubra mais sobre o momento certo para usar aparelho!

 

Texto de: Dr. Alberto dos R. Condé Jr. (CRO-GO 6.411)