Rua Minas Gerais, 2061 - Edifício Day Saúde – Sala 501 - Cascavel - PR

10 motivos para você usar aparelhos ortodônticos



APARELHO ORTODÔNTICO

 

Crianças, adolescentes, adultos e idosos, não tem idade pra melhorar o sorriso e resolver problemas bucais. Existem diversas indicações para o uso do aparelho e eu quero te mostrar algumas delas.

Fique atento e já compartilhe esse artigo com seu amigo que também precisa usar aparelho.

1. DENTES TORTOS

 

Talvez esse seja o principal motivo para uma pessoa buscar o dentista para usar aparelho ortodôntico no dentes.

O motivo para esta movimentação dos dentes são diversas e podem ocorrer em diferentes idades.

Pode se iniciar durante a troca dos dentes, dos 7 aos 12 anos. Por isso que é muito comum o uso de aparelho entre pré-adolescentes.

2. ESPAÇO ENTRE OS DENTES

 

Os dentes espaçados causam bastante desconforto visual, ainda mais se forem espaçados e pequenos, refletindo um aspecto de sorriso infantil.

Esta causa pode ser solucionada com o uso do aparelho para fechar esses espaços. Porém, em alguns casos após o uso do aparelho alguns espaços ainda permanecem e são necessárias restaurações estéticas para reanatomizar os dentes, ou seja, para melhorar o formato e devolver a naturalidade ao sorriso.

3. DENTES SEM ESPAÇO

 

Da mesma forma que temos dentes com espaço, a ausência de espaço também causa grande incomodo.

Os caninos são uns dos últimos dentes a nascerem, por volta dos 10-12 anos, e por este motivo, muitas vezes ele acaba sem espaço.

4. DENTES GIROVERTIDOS

 

Acontece quando um dente gira e fica fora da posição ideal. Manter um dente girado em boca pode prejudicar a mordida. Com o tratamento ortodôntico o dente pode ser trazido até a posição original.

5. MORDIDA CRUZADA

 

A mordida cruzada acontece quando a arcada superior não se relaciona corretamente com a arcada inferior. O surgimento da mordida cruzada acontece desde a primeira dentição (dentes de leite) até a dentição permanente.

Este problema pode ser bem grave ao longo do tempo, podendo acarretar na perda do dente e no desenvolvimento do bruxismo.

Por isso, fique atento e não deixe de procurar um ortodontista para te ajudar.

6. MORDIDA ABERTA

 

A mordida aberta é quando os dentes superiores não se encontram com os dentes inferiores. Pode ser nos dentes da frente ou dentes do fundo), e pode estar presente na dentição de leite, mista ou na dentição permanente

Pode ocorrer por fatores hereditários (presença de problemas respiratórios, tamanho da língua ou problemas neurológicos) ou por hábitos (chupar dedo, amamentação prolongada, chupeta ou sucção de objetos estranhos). 

O tratamento vai depender da idade do paciente e do grau do problema.

7. PREPARO PRÉ-IMPLANTES

 

O mais indicado quando o paciente quer realizar uma reabilitação com próteses e implantes é colocar o aparelho para melhorar o posicionamento dos dentes, para só então realizar as próteses. Isto pois com os implantes estão instalados, fica muito mais difícil movimentar os dentes com o aparelho para ajustar a mordida, ainda mais porque implantes não se movimentam.

8. ALINHAMENTO DOS DENTES.

 

Nestes casos o tratamento indicado é a utilização de alinhadores estéticos, que são um tipo de aparelho ortodôntico que não necessita de braquetes ou fios metálicos.

A grande vantagem deste método é que além de eficiente é imperceptível socialmente. Ninguém saberá que você está usando o aparelho.

9. RETROGNATISMO

 

Situação em que a mandíbula apresenta tamanho menor do que o osso maxilar (superior) está a frente do osso mandibular (osso inferior). O aspeto visual é de um queixo bem pequeno.

Além do problema dentário e ósseo, este tipo de deformidade pode causar apinéia e problemas respiratórios. Quando o diagnóstico é feito na idade infantil o uso de dispositivos ortopédicos aliado ao aparelho ortodôntico podem solucionar o caso.

Na idade adulta, normalmente se faz necessária a correção cirúrgica da discrepância entre maxila e mandíbula. O aparelho ortodôntico participa desse processo como um passo anterior a cirurgia, chamado de preparo pré-cirurgico.

10. PROGNATISMO

 

O prognatismo é a relação inversa do retrognatismo, ou seja, a mandíbula é maior do que a maxila. O aspecto visual é de um queixo grande e largo. O lábio superior apresenta um aspecto fino e murcho.

A indicação clínica é igual para os casos acima tanto na idade infantil como na idade adulta.

Um alerta super importante é não deixar de levar a criança em consulta odontológica. O diagnóstico precoce previne a execução de cirurgias futuras.

CONCLUSÃO

 

Coloquei aqui algumas das principais indicações para o uso do aparelho ortodôntico.

Lembre-se que hoje em dia não existe mais a barreira da idade para ter um sorriso mais certinho e alinhado.

O importante é saber identificar o problema ou procurar a ajuda de um profissional capacitado que possa te mostrar os possíveis caminhos para um bom tratamento.

Entre em contato conosco. O Dr. Ricardo Sampaio Souza possui várias opções de aparelhos, além de capacitação e experiência para você alcançar uma saúde bucal excelente.