Rua Minas Gerais, 2061 - Edifício Day Saúde – Sala 501 - Cascavel - PR

O que você precisa saber sobre a ortodontia



O que você precisa saber sobre a ortodontia

Fazer visitas periódicas ao ortodontista é algo que você deve levar como prioridade na sua rotina. Afinal, manter sua saúde bucal em dia é de extrema importância para a sua vida. Por isso, preparamos esta matéria com a resposta para as principais curiosidades sobre ortodontia que as pessoas costumam ter.  Confira:

 

O que é ortodontia?

Ortodontia é a especialidade em que é feito um tratamento para corrigir a posição dos dentes. Esse método se dá por meio de aparelhos fixos ou removíveis que ajustarão o posicionamento da arcada dentária, possibilitando benefícios de aparência, aumento da autoestima, conforto e saúde bucal.

 

Existe idade mínima para fazer a primeira visita ao ortodontista?

É aconselhado que as visitas ao ortodontista se iniciem na troca dos dentes de leite pelos permanentes, que comumente podem vir a nascer mal posicionados. Geralmente de 6 a 7 anos é uma idade boa para realizar a primeira consulta. Caso a criança apresente dificuldade na fala ou na alfabetização antes dessa idade, vale a pena uma avaliação do ortodontista.

 

Quanto tempo pode durar o tratamento?

Essa é uma das dúvidas mais frequentes entre os pacientes. É preciso saber antes que a previsão de duração do tratamento é algo biológico e não exato. Por isso não existe uma resposta completamente correta, sendo que cada paciente vai responder de uma forma durante o tratamento. Contudo, alguns dentistas dão de 6 a 36 meses, dependendo do paciente.

 

Os dentes podem voltar à posição original após o tratamento?

Sim. Em alguns casos existe a acomodação dos dentes que, após o tratamento, podem vir a alterar a sua posição. Mas, se o tratamento for bem planejado e se fizer o uso correto do aparelho de contenção, essa “acomodação” pode ser minimizada.

 

Existem contraindicações no tratamento ortodôntico?

Não existe nenhuma contraindicação para se iniciar o tratamento ortodôntico, pois qualquer problema de posicionamento dentário, do mais leve ao mais grave, pode ser revertido e normalizado. Contudo, existem algumas obrigações que devem ser cumpridas, como o check up de toda a boca (reparando problemas de cáries e/ou de gengiva, por exemplo) antes de iniciar o tratamento.

 

Os dentes podem danificar com o aparelho ortodôntico?

O uso do aparelho ortodôntico pode sim vir a dificultar a higienização dos dentes. No caso do aparelho fixo o uso dos braquetes faz com que eles ocupem grande parte da área dos seus dentes. Porém, se a higiene dos aparelhos for contínua e o uso do kit ortodôntico for disciplinar, o possível aparecimento de manchas será mínimo após o tratamento.

 

Quais são os outros ganhos do tratamento ortodôntico, além da vantagem estética?

A principal vantagem do tratamento ortodôntico é alcançar uma oclusão dentária perfeita, ou o mais próximo disso. Uma oclusão dentária perfeita significa ter uma mordida funcional entre os dentes localizados na arcada dentária superior com os da arcada inferior. Com isso, ocorrem também melhorias na mastigação, deglutição, respiração e fala, bem como no funcionamento das articulações entre mandíbula e maxilar. Dentes bem encaixados minimizam também a retração gengival, que pode acontecer ao longo da vida.