Rua Minas Gerais, 2061 - Edifício Day Saúde – Sala 501 - Cascavel - PR

Serviços



Tratamento para crianças

A Associação Americana de Ortodontia recomenda que toda criança faça a primeira consulta em um ortodontista até os 7 anos de idade.

 

QUAL A IDADE IDEAL PARA INICIAR O TRATAMENTO ORTODÔNTICO?

A idade ideal para começar o tratamento vai depender do tipo de mordida que o paciente apresenta. A Associação Americana de Ortodontia recomenda que toda criança faça a primeira consulta em um ortodontista até os 7 anos de idade. Dependendo do problema apresentado, a correção deve ser o mais precoce possível. Em outras ocasiões, a intervenção será dos 10 aos 12 anos e, às vezes, deve-se aguardar o nascimento de todos os dentes permanentes para iniciar o tratamento. Agende sua consulta, e avaliaremos qual a idade mais provável para início do tratamento ortodôntico de seu filho.

 

BRUXISMO INFANTIL (RANGER OU APERTAR OS DENTES)

Crianças podem apresentar também o hábito de ranger ou apertar os dentes durante o sono, e a incidência deste episódio vem aumentando. É importante que os pais fiquem atentos a este hábito, pois ele pode ser fisiológico ou patológico.

Quando o problema é patológico, aparecem alguns sinais e sintomas, sendo alguns destes: desgastes dentários, dores de cabeça, cansaço ao mastigar, e dores na região perto do ouvido. O diagnóstico nesse caso é bastante delicado, pois os problemas que causam o bruxismo são multifatoriais.

Uma vez diagnosticado o bruxismo, a criança deve ser avaliada por um ortodontista, que irá determinar o melhor tratamento para cada caso. O tratamento pode ser o uso de aparelhos móveis dentários, ou multidisiplinar, necessitando de intervenções também de fonoaudiólogos, otorrinolaringologistas e/ou psicólogos.

Caso perceba que seu filho(a) faz barulho com os dentes ao dormir, marque um horário para que possamos fazer um diagnóstico e possível tratamento.

 

Tratamento para adultos

O que as pessoas reparam primeiro quando conhecem alguém?

• 47% sorriso

• 31% olhos

• 11% cheiro

• 7% roupa

• 4% cabelo

 

NOSSAS OPÇÕES DE APARELHOS ORTODÔNTICOS

APARELHO FIXO AUTOLIGADO

O aparelho fixo de metal é o mais utilizado, indicado para tratamento da movimentação dentária em diferentes idades, geralmente após a erupção de todos os dentes permanentes. Utilizamos o aparelho dentário autoligado, que é o mais moderno nos dias de hoje. A diferença do aparelho convencional é que não possui as borrachinhas que prendem o fio ortodôntico no aparelho, melhorando a estética e higiene da boca. Outra vantagem é o menor número de consultas realizadas durante o tratamento, sendo estas também mais rápidas.

 

APARELHO DE PORCELANA AUTOLIGADO (APARELHO ESTÉTICO)

O aparelho fixo de porcelana é similar ao aparelho de metal, sendo sua indicação a mesma do aparelho de metal. O que muda é o material do bráquete (aparelho que é colado ao dente), que é de porcelana. É ideal para quem precisa usar aparelho fixo, mas não quer aquele sorriso metálico. Utilizamos um aparelho de porcelana que também é autoligado, não precisando de borrachinhas que amarelam com a alimentação.

 

APARELHO INVISALIGN (aparelho dental transparente)

É uma alternativa para tratamento ortodôntico de pacientes que não querem usar aparelhos fixos, que deixam o sorriso metálico. Este sistema utiliza tecnologia digital 3D para produzir alinhadores transparentes que são trocados periodicamente, movimentando os dentes até a posição final planejada.

 

10 MOTIVOS PARA VOCÊ USAR APARELHOS ORTODÔNTICOS

1. Dentes bem alinhados, além de uma boa higiene bucal, previnem a perda óssea em volta das raízes dos dentes. Dentes mal encaixados ficam sobrecarregados, e acelera a perda óssea com a idade, podendo haver perda precoce dos dentes.

2. Um sorriso alinhado ajuda melhorar a autoestima. Muitas vezes, pessoas com dentes tortos escondem o sorriso, dando a impressão que são tímidas ou orgulhosas.

3. Os candidatos com dentes alinhados possuem 45% mais probabilidades de serem contratados do que aqueles com dentes tortos. (Fonte: Quelton Research)

4. O sorriso ajuda na hora da paquera. Com os dentes alinhados então...

5. Um sorriso alinhado e bonito dá a impressão que o homem ou a mulher “se cuidam”.

6. Dentes manchados ou tortos, seguidos de penteados antiquados e má aparência, são os piores erros de exposição de um recém-contratado em um ambiente de trabalho. (fonte: Center for Talent Innovation)

7. Dentes bem encaixados desgastam menos. Os dentes se desgastam com a idade, e dentes fora do lugar desgastam mais ainda, dando a impressão que a pessoa é mais velha.

8. Dentes bem engrenados melhoram a eficiência da mastigação, contribuindo com a digestão.

9. Dentes tortos podem atrapalhar na dicção. Em crianças em fase de alfabetização, a dicção errada pode atrapalhar na hora da escrita e alfabetização.

10. O Dr. Ricardo Sampaio Souza possui várias opções de aparelhos, capacitação e experiência para você usufruir das nove dicas anteriores.

 

TRATAMENTO DA ATM

Cerca de 80% das pessoas têm algum tipo de alteração mordida e cerca de 70% dessas pessoas terão hábitos orais que podem ser destrutivos, como apertamento ou bruxismo dos dentes. Esses hábitos orais são a principal razão pela qual os pacientes têm dores de cabeça e problemas nas articulações dos maxilares, conhecidas como articulação temporomandibular (ATM). Caso você apresente algumas das alterações abaixo, é importante uma avaliação para descobrir a complexidade do seu caso; e, caso necessário, fazer o tratamento correto.

 

Sinais de problemas na ATM:

• Dores de cabeça mais de uma vez na semana

• Dor ou cansaço no rosto ao acordar

• Dentes desgastados

• Barulhos e estalos na articulação ao mastigar

• Cansaço ao mastigar

• Dificuldade em abrir a boca

• Dores na região do pescoço e ombro

• Sensibilidade nos dentes de manhã